TEOREMA IX

TEOREMA IX
Atributos Divinos. Onipresença.
O vácuo absoluto é uma abstração impossível, pois toda matéria ou não-matéria está entrelaçada em uma teia infinita. A substância em tudo está presente.
ESCÓLIO IX
As células se ligam ao sangue, este se liga aos órgãos, este ao corpo, que se liga ao solo, ao ar, à água, que se ligam aos outros corpos e seres viventes e não-viventes, que estão todos ligados ao Planeta Terra, que se liga a força da gravidade, que se liga aos outros planetas e ao Sol, que todos se ligam ao Sistema Solar, que por forças não-visíveis se ligam a Via - láctea, que se liga na matéria escura ou matéria exótica que, por sua vez, se liga às outras galáxias e tudo que está dentro dela em uma ligação contínua e infinita, se espalhando como teia pelo Universo.

Não há espaço vazio. Da mesma maneira que é impossível o pensamento ser ausente de idéia, a substância que representa o pensamento absoluto não possui vácuo ou, em outras palavras, “ausência de idéia”. A onipresença é um dos atributos de Deus e sua compreensão é bastante simples.
O pensamento de Deus perceptível através da substância concatena-se através das idéias aparentemente fragmentadas, mas que é a existência real de cada parte do pensamento total. Dentre esta concatenação não existe espaço vazio. Por mais que segundo nossa observação pareça que as coisas são tão distantes neste Universo infinito, na verdade estão muito próximas pelo fato de cada coisa estar contigua, isto é, cada coisa tem um antecedente e um conseqüente de maneira que a totalidade de todas as coisas deve ser considerada única, um “corpo”, o ente.
É bastante lógica esta observação. Pense em nosso planeta Terra. Um cidadão da America do Sul liga-se (ou concatenado) a um cidadão do extremo da Ásia, pois o solo é o mesmo, ainda que não esteja no solo, o ar é o mesmo, ainda que não esteja no ar, a água é a mesma. De alguma maneira há ligação.
E assim é tudo no Universo. Segundo minha tese é obvio este entendimento, pois se se trata de um “Pensamento Divino” deve estar todas suas idéias particulares relacionadas umas com as outras de maneira a compor uma única e grande idéia.  Logo, o “Pensamento Divino” é Tudo, em outras palavras, Deus está em tudo, ele é onipresente.
A maneira comum de se encarar a onipresença Divina é como se um ente (Deus) tivesse a capacidade de estar em milhares de lugares ao mesmo tempo.
Conforme minha Teoria, penso que nós e todas as coisas existentes no Universo somos elementos que compõem o ente, melhor dizendo, estruturas do pensamento único de Deus. Não é Ele que está em nós ou perto de nós, somos nós que estamos Nele.
A compreensão da onipresença é a mesma, porém explicada por ângulo diferente.
Contudo, esta nova maneira de entender a Onipresença traz conseqüências importantes.
Primeiro. Não há possibilidade de um ser ou coisa se afastar de Deus. Por mais que um ser ignore continuará fazendo parte Dele (“ao seu lado”) e sendo peça importante na concatenação do pensamento Divino (Nous).
Segundo. Para Deus não há relevância entre uma coisa e outra, entre uma pessoa e outra. Não há escrutínio valorativo, pois qualquer coisa é relevante, é a maneira pela qual Ele compreende a si mesmo.
Terceiro. Não há acidente, sorte (fortuna). Tudo é sua própria compreensão. As coisas são porque assim Ele as compreende.
Por enquanto ficaremos por aqui. Este assunto será abordado mais adiante.