TEOREMA VIII

TEOREMA VIII
Tudo no Universo é composto por cargas positivas e negativas. Para cada quantidade de carga positiva há diametralmente oposta uma quantidade de carga negativa. Todo evento da natureza trabalha para estabelecer a proporcionalidade desta relação.
ESCÓLIO VIII
Para toda maldade existente no mundo há mesma proporção de bondade de maneira a equilibrar e harmonizar todo o sistema.

Uma das questões que sempre me incomodou foi exatamente as atinentes as maldades, atrocidades, sofrimentos e aflições comumente ocorrentes no mundo. Dentro da minha Teoria, onde Deus é tudo e nós somos pensamentos de sua própria existência me parecia muito estranho considerar os pensamentos maus de Deus.
Ocorreu-me que poderia ser um Deus aflitivo e cheio de maldade, obviamente com uma carga emocional diferente daquela que atribuímos ao nosso próprio sentimento ou constatação da maldade, tendo em vista, ele ter a percepção completa do pensamento diferentemente da nossa percepção parcial.
Ocorreu-me, também, tratar-se de algo que não é mau, esta carga emocional ficaria restrita a nossa percepção fragmentada que não seria mau para um ente que tem uma percepção completa fazendo sentido e ligação de todos os elos.
Depois de muito meditar sobre a questão, principalmente considerando toda carga negativa que a maldade produz em nossas vidas e que altera perceptivelmente nosso humor e personalidade cheguei a uma conclusão um tanto óbvia.
Deus continuará inabalável em seu pensamento, sem pender para o bem ou para o mau, além de minha tese continuar anti-maniqueísta, desde que seus pensamentos que trazem dor e alegria sejam proporcionais de maneira a se tornarem neutros.
Ocorreu-me, então, que o principio da dialética é exatamente o embate entre idéias contrarias. Toda humanidade é baseada na contradição e desta contradição nasce à solução. Isto se estende para natureza, pois as modificações e aprimoramentos ocorrem a partir das contradições.
Conclui que a maldade é necessária para que o pensamento de Deus encontre o equilíbrio. Tanto é verdade que seu próprio pensamento permite a existência dela.
É interessante como não nos apercebemos de coisas tão lógicas. Pense comigo. Todas as coisas e ações que no mundo existe, existem porque acontecem. Logo tudo que acontece é possível, o impossível não acontece. E, se o possível acontece é porque Deus assim pensa. E ele pensa por um motivo: permanecer existindo de maneira equilibrada. Então, se ele pensa logo tudo existe e se existe é não só permitido, como necessário.
Obviamente que em nossa percepção fragmentada da idéia não compreendemos o pensamento global e sofremos, pois focamos uma particularidade da idéia que nos parece mau e doída. Apesar de também observamos o outro lado, a felicidade e alegria das coisas boas. É o mesmo princípio da percepção mau. As coisas do bem existem na mesma intensidade. Somos fragmentos e assim percebemos as coisas. Não há possibilidade de unificá-las, pois só quem conhece a idéia completa consegue percebê-la por inteiro e neutralizar qualquer sentimento.
Então estamos fadados a sofrer e ser feliz.
Essa lógica Divina é perceptível a todo o momento. O mundo desde que é mundo está no embate entre o bem e o mau, o que é certo, o que é errado. Todos, independentemente de raça, sexo, idade se questiona sobre bem e mau, o que da origem a moral.
A moral é algo inerente a qualquer ser humano. E o ser humano, em particular, move, transforma e constrói o mundo sobre este pilar.
Por mais que digamos: “o mundo caminha pro pior”, sabemos que é uma grande mentira, pois o mundo progride a olhos vistos, e sabemos que isso só é possível porque o ser humano melhora a cada geração. Os embates aumentam, mas as soluções acompanham nas mesmas proporções.
Porque é da natureza do pensamento de Deus o embate para se alcançar a neutralidade.
A natureza dos seres irracionais é a mesma coisa.
Não há o elemento moral nas sociedades irracionais, por isso não temos muita atenção comparativa com o que acontece nas sociedades deles com a nossa. Mas, o esquema é o mesmo: há maldade e bondade; sofrimento e alegria; embates constantes para sobrevivência.
Certamente eles também têm esta percepção fragmentada sobre bem e mau, por isso a luta diária entre a própria espécie e espécies diferentes. Da mesma forma que nossa espécie, assim o mundo irracional progride: através do embate.
Através do pensamento de Deus.
A maldade e bondade no Universo não destroem nada, ao contrario, constrói a partir do sentimento de Deus que se fortifica pelo fato de continuar sentindo a mesma coisa de sempre que lhe traz a perpetuação da existência: neutralidade.
Ele pensa na neutralidade que é a ligação exata de todas as coisas (do pensamento perfeito), e nisto está incluído o bem e o mau.
A neutralidade de Deus que é eterna nos da à impressão de progresso das gerações e séculos pelo embate do bem e mau, certo e errado.
Por agora é só. Em momento oportuno retomarei esta análise.