TEOREMA XII
Atributos Divinos. Onipotência.
Tudo está sob o controle da Lei Natural.
ESCÓLIO XII
A Lei Natural cria, altera, modifica, suprime todas as coisas. Tudo existe e permanece existindo por causa da Lei Natural.
Todas as coisas que existem, sejam elas oriundas da natureza ou ação humana, estão sob o comando da Lei Constitucional Natural que, por sua vez, é idealizada pela Nous Divina. Isso é onipotência. Vamos entender.
As coisas nascem, morrem, acontecem pelo fato de forças naturais agirem sob seus corpos. Qualquer matéria ou energia existe e se comporta sob a ordem da lei natural, sejam as conhecidas: gravidade, eletromagnetismo, nuclear forte, nuclear fraca; sejam as desconhecidas, mas que sabemos existir: por exemplo, as que agem no interior de um buraco negro.
As coisas criadas pelo homem, consideradas artificiais, não fogem a regra, pois sua existência somente é possível pela ação de forças naturais. Tenho certeza que o leitor poderá raciocinar no limite da sua capacidade cognitiva sobre as coisas e jamais encontrará algo que esteja imune a lei Natural.
Estando clara esta concepção, vamos em frente.
Na sociedade humana estamos sob o comando de algumas outras leis, as quais denominamos: leis jurídicas, morais, sociais, econômicas, religiosas, etc. Entretanto, até mesmo essas penso tratar-se de lei natural.
A Nous Divina é um pensamento constituído por infinitas idéias, é o Cosmos constituído por seus infinitos elementos, inclusive o ser humano. Tal pensamento é rígido e inflexível de maneira que as idéias estão todas concatenadas dentro de um calculado arranjo para manter coeso, integro e estável o pensamento.
O pensamento da Nous, portanto, impõe Lei Geral e as idéias atuam no sentido de executar seu comando. Tudo que acontece esta sob a lei geral, entretanto, a execução do comando tem diversas possibilidades, cada qual com ação e reação diferenciada, mas, ao final, todas sob a intenção da lei Geral.
Os elementos do Cosmo são a maneira pela qual a Nous compreende a si mesma e dessa compreensão nasce o arranjo das coisas que necessariamente é conduzida pela intenção primeira (Lei Geral) da própria Nous.
Esse arranjo é formado por infinitas idéias que reagem de diferentes modos, surtindo diferentes efeitos, mas sempre se rearranjando na intenção Geral da Nous.
As leis que atuam na sociedade humana (leis jurídicas, morais, econômicas, etc) são mecanismos que mantêm estável o arranjo global. As idéias se alteram, mas, a Lei faz com que a intenção continue a mesma.
Matar alguém, por exemplo, é uma ação humana que altera milhares de idéias. A começar pela idéia do próprio corpo, pois este sofrerá a ação da deterioração, isto é, a consecução de outras idéias que atuam na putrefação. Modificará a idéia dos familiares e amigos que criarão novas idéias para viver a nova realidade. Altera a idéia da sociedade que deverá julgar a ação do homicida. Altera a idéia do próprio homicida e de seus companheiros de cela caso venha a ser condenado, pois será um novo membro dentro de um convívio confinado. Altera a idéia dos familiares do homicida. Porém, tudo se rearranja para as coisas se manterem na normalidade. E o pensamento geral do Cosmos não será alterado.
Importante observar que apesar de ser uma “lei dos homens”, como se costuma dizer sobre a Lei jurídica, social ou moral é uma lei que tem origem na idéia do homem, que, por sua vez, na minha concepção é um fragmento da idéia da Nous.
Em outras palavras, a maneira do homem pensar para criar suas leis e aplicá-las, está em consonância com a execução de uma idéia maior que concebe o planeta que, por sua vez, esta em consonância com outras idéias existentes no Cosmo que juntas formam o pensamento da Nous.
A onipotência da Nous Divina, portanto, é o fato de que apesar das diferentes ações construtivas e destrutivas existentes no Universo, todas estão sob o comando da Lei Geral da Nous Divina.
Em momento oportuno discorrerei sobre livre arbítrio, castigo e filosofias morais e sociais. Isso é tudo por agora.