COMUNICAÇÃO PARTE II

Como visto anteriormente, em minha opinião, a comunicação é fato essencial e principal para o ser humano ter alcançado, dentre todas as espécies, o nível mais elevado na pirâmide da vida.

Certamente nossa complexa comunicação - que provavelmente se tratou de um processo longo e gradual - tornou possível o desenvolvimento racional e o alargamento da percepção emocional, tanto de maneira consciente a partir da representação prática dos nossos sentimentos, como de maneira inconsciente a partir da representação instintiva dos nossos sentimentos, entretanto, passíveis de se tornarem conscientes por meio da investigação e explicação racional. Tudo viabilizado pela comunicação.

A comunicação, portanto, tem o poder de transformar o instinto incompreensível em fato inteligível. Somos a espécie que comunicamos entre nós e explicamos a comunicação de nós pela própria comunicação.

Obvio que deste processo bastante complexo surgem falhas na comunicação, que muitas vezes são suprimidas por vieses da própria comunicação transformando-se em uma comunicação invertida, ou seja, deixa de ser positiva para comutar-se em negativa. Mas não deixa de ser comunicação que acrescenta volume à matéria.

O ser humano, como qualquer outra espécie, para produzir mensurações no mundo fático necessita agregar conhecimento inicialmente de si mesmo (suas capacidades) e depois do mundo que lhe cerca (possibilidades). O ser humano é o único que utiliza este binômio com grande esmero e eficácia. Temos grande poder de entender nossas capacidades e, tendo isto como parâmetro, o quanto podemos utilizar a capacidade da natureza, isto é, o quanto conseguimos manipulá-la ou operá-la ao nosso objetivo. Tudo isto pela comunicação.

“uma andorinha sozinha não faz verão” já dizia o ditado. Isto é uma verdade incontestável. O desenvolvimento pessoal, aquele desenvolvimento de nós mesmos como pessoa se dá pelo conhecimento e integração com o outro da mesma espécie, cujo processo ocorre pela comunicação. A comunicação diária e inevitável.

Neste processo continuo de desenvolvimento da espécie ocorre a todo o momento cisão do passado com o futuro, rompimento do que eu sabia que era e do que agora sei. A comunicação é volátil, um elemento extremamente instável porque a cada segundo destrói o antigo para construir o novo, cuja recombinação de elementos ocorre justamente pelo embate gerado pela comunicação.

O cérebro raciocina na mesma proporção que se comunica. A velocidade da racionalidade (consciente) e irracionalidade (inconsciente) humana é proporcional aos estímulos comunicativos diários, portanto, quanto maior o contato com a comunicação maior será a velocidade daqueles raciocínios.


Neste ponto torna-se importante diferenciar os vários tipos de comunicação e o grau de importância de cada qual:

    COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL

a)      SIMBOLOS VISUAIS

Compreendem os livros, textos, pinturas, teatro, televisão, esculturas, microscópio, artes visuais, espectrogramas, comercial, moda, ressonância magnética, luneta, beleza, imagem de satélite, em suma, qualquer manifestação humana que se exterioriza pela percepção/compreensão dos olhos.
Geralmente representa a racionalidade do homem, pois através desta comunicação o ser humano interpreta a realidade e perpetua este entendimento às gerações futuras. Este tipo de comunicação se dissemina a um numero grande de pessoas. Esta comunicação forma um consenso, estabiliza a espécie e cria a norma e é responsável pela homogeneidade do pensamento. Tem elevadíssima importância na estabilidade da espécie.

b)      SIMBOLOS AUDITIVOS

Compreende a música, a conversa, o rádio, a fofoca, a discussão, a briga dos vizinhos, as colisões, as explosões, fogos de artifício, buzinas, aceleração de motores, movimento de pés, movimento de mãos, assovios, gemidos, tosse, pigarros, palmas, gritos, batidas, tiques sonoros, em suma, qualquer manifestação que se exterioriza pela percepção/compreensão dos ouvidos.

Geralmente representa a emoção do homem, pois através desta comunicação o ser humano entra em contato com uma situação emocional íntima e particular confrontando-a com a realidade exterior auferi uma conclusão. Muitas vezes formará uma conclusão pouca sólida porque os sentidos auditivos são pouco confiáveis.

c)       SIMBOLOS CORPORAIS

Compreende a dança, a mímica, o suor, o arrepio, a dor, o andar, o jeito, o volume do corpo, a expressão facial, o timbre da voz, a gesticulação, o barulho da barriga, a aceleração do coração, o calor, o frio, em suma, qualquer manifestação que se exterioriza pela percepção/compreensão do corpo.

Representa uma comunicação bastante eficaz, principalmente, tendo em vista, que noventa por cento ocorre instintivamente, isto é, a partir de uma observação inconsciente, oriunda de nossas remanescência animal, se conclui uma racionalidade por vezes assertiva.

d)      SÍMBOLOS SINESTESICOS

Compreende o tato, o toque, abraço, beijo, aperto de mão, encostar o corpo, acariciar, bater, pegar, em suma, qualquer manifestação de interação entre dois corpos ou mais.

Representa a comunicação primária, a primeira entre todas, pois logo que nascemos e começamos compor noções da realidade é essa comunicação que surge como meio para compreender a existência.

e)      SÍMBOLOS DE ATOS

Compreende a legislação, os costumes, a economia, a política, o empirismo, o sexo, o exercício físico, a competição física, a feitura da comida, o trabalho, enfim, qualquer ação ou omissão.

Representa a comunicação secundária, a forma, logo após o nascimento, do ser humano manter-se coeso em um grupo, o que origina a sociedade. Estabelecem-se por este meio os parâmetros entre os seres humanos e localiza cada qual na estrutura social. Marca posições dentro da engrenagem de maneira que a composição quase harmônica surta o efeito desejado, isto é, o funcionamento quase preciso da máquina social-humana.

     COMUNICAÇÃO VERBAL

a)      FALA

Compreende a conversa diária.

Comunicação cotidiana e rotineira é a forma de interagimos como espécie e sobrevivermos como espécie. É o meio da vida humana. Ocorre de maneira espontânea, sem previsão.

b)  DISCURSO

Compreende a exposição de idéias com uma finalidade específica a atingir.

Geralmente voltada a duas ou mais pessoas o interlocutor busca impor sua existência a partir de bases comunicativas pré-detreminadas e com previsibilidade.

c) PALESTRA

Compreende todas as formas do ser humano transmitir sua vivencia.

Tem como principal objetivo transmitir experiências pessoais que surtem efeito geral. Agrega praticidade a experiência de outro ser humano.

 d) AULA

Compreende a transmissão do conhecimento técnico.

Tudo aquilo que o ser humano aprende sobre a realidade. Através da ciência dos meios, formas e processos que se opera a realidade se transmitem a outro ser humano o conhecimento.

e) ARGUMENTAÇÃO

Defesa de uma idéia.


Meio pelo qual o ser humano expressa sua individualidade máxima, pois se compreende como um ser único e desta compreensão cria entendimentos particulares, como se fossem únicos e exclusivos (apesar de nunca serem) e assim argumentam no intuito de prevalecer aquele pensamento.