FU BAOSHI
Primeira
Parte
Sobre Deus
DEFINIÇÕES
I. Por causa de si
entendo aquilo cuja essência envolve existência, dito de outro modo, aquilo
cuja natureza só pode ser concebida como existente.
Explicação
Digo absolutamente
infinito, não infinito em seu gênero. Com efeito, podemos negar infinitos
atributos ao que é infinito em seu gênero, mas ao que é absolutamente infinito,
pertence a sua essência tudo o que a exprime e não envolve nenhuma negação.
“Por causa de si” requer
uma análise consistente, uma vez que, na concepção spinosiana representa a
existência de qualquer coisa, isto é, explica o significado do “existir”.
Existir é o
contraposto do não-existir. Entretanto não podemos conceber o não-existir,
porque o entendimento humano não contempla o ente do não-existente, na medida
em que tudo que se passa pelo entendimento humano existe, ainda que ficção.
Tudo que é pensado,
sentido, refletido pela alma humana: existe de fato. Pois de alguma maneira se
materializa como um ente real, apesar de se tratar, em muitos casos, de pura
imaginação, fantasia, irrealidade. Entretanto, tudo que o homem pensa é
possível, porque jamais poderá pensar o que não existe, porque o não-existente
não é pensado. A partir do momento que algo nasce no pensamento humano, passa a
existir. A possibilidade, neste caso, não se trata da realidade propriamente
dita, mas de tudo que de alguma maneira existe no mundo das idéias, atos e
fatos.
Ainda que um criativo
diretor de cinema crie um mundo alienígena completamente diferente do nosso,
este mundo, dessa forma, passa a ser possível dentro concepção do pensamento
humano. De outra maneira não existiria, porque não seria pensado.
O “existir”
incondicionalmente é: “Por causa de si”
Quero dizer que
pensamos tão-somente aquilo que é possível ser pensado, porque tudo que é
impossível nunca foi pensado. Até mesmo o que dizemos ser impossível é uma
retorica linguística do que imaginamos como não-possível, porém por ter sido inteligível passou a ser um ente
real nos meandros da possibilidade.
Essa possibilidade de
fato: “por cauda de si”, como tudo que existe, não se restringe ao seu ser
individual. Seu ser pessoal é uma manifestação de todos os outros seres
individuais que coexistem e que possuem em seus íntimos a proeminência dos
fatos possíveis.
Portanto, há um ser
acima de todos os outros seres que é a unicidade de todas as coisas possíveis. A
possibilidade de qualquer coisa e pensamento, necessariamente se concentra no
ente que reúne todos os pensamentos possíveis. É o Deus único que reúne em si
os infinitos pensamentos.
Tudo que existe no
Universo, entre pensamentos, idéias, fatos, versões, realidades, verdades,
ficção, fantasia, etc. Tudo é causa de si. É causa de um único Deus.
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