INVESTIGAÇÃO RACIONAL SOBRE DEUS

FU BAOSHI



Primeira Parte
Sobre Deus
DEFINIÇÕES

I. Por causa de si entendo aquilo cuja essência envolve existência, dito de outro modo, aquilo cuja natureza só pode ser concebida como existente.

Explicação

Digo absolutamente infinito, não infinito em seu gênero. Com efeito, podemos negar infinitos atributos ao que é infinito em seu gênero, mas ao que é absolutamente infinito, pertence a sua essência tudo o que a exprime e não envolve nenhuma negação.

“Por causa de si” requer uma análise consistente, uma vez que, na concepção spinosiana representa a existência de qualquer coisa, isto é, explica o significado do “existir”.

Existir é o contraposto do não-existir. Entretanto não podemos conceber o não-existir, porque o entendimento humano não contempla o ente do não-existente, na medida em que tudo que se passa pelo entendimento humano existe, ainda que ficção.

Tudo que é pensado, sentido, refletido pela alma humana: existe de fato. Pois de alguma maneira se materializa como um ente real, apesar de se tratar, em muitos casos, de pura imaginação, fantasia, irrealidade. Entretanto, tudo que o homem pensa é possível, porque jamais poderá pensar o que não existe, porque o não-existente não é pensado. A partir do momento que algo nasce no pensamento humano, passa a existir. A possibilidade, neste caso, não se trata da realidade propriamente dita, mas de tudo que de alguma maneira existe no mundo das idéias, atos e fatos.

Ainda que um criativo diretor de cinema crie um mundo alienígena completamente diferente do nosso, este mundo, dessa forma, passa a ser possível dentro concepção do pensamento humano. De outra maneira não existiria, porque não seria pensado.

O “existir” incondicionalmente é: “Por causa de si”

Quero dizer que pensamos tão-somente aquilo que é possível ser pensado, porque tudo que é impossível nunca foi pensado. Até mesmo o que dizemos ser impossível é uma retorica linguística do que imaginamos como não-possível, porém  por ter sido inteligível passou a ser um ente real nos meandros da possibilidade.

Essa possibilidade de fato: “por cauda de si”, como tudo que existe, não se restringe ao seu ser individual. Seu ser pessoal é uma manifestação de todos os outros seres individuais que coexistem e que possuem em seus íntimos a proeminência dos fatos possíveis.

Portanto, há um ser acima de todos os outros seres que é a unicidade de todas as coisas possíveis. A possibilidade de qualquer coisa e pensamento, necessariamente se concentra no ente que reúne todos os pensamentos possíveis. É o Deus único que reúne em si os infinitos pensamentos.

Tudo que existe no Universo, entre pensamentos, idéias, fatos, versões, realidades, verdades, ficção, fantasia, etc. Tudo é causa de si. É causa de um único Deus.