ELEIÇÕES 2018

TAKASHI MURAKAMI


Estas eleições certamente são as mais importantes e marcantes para o crescimento brasileiro. Não em linhas exatamente de política partidária-economica-financeira-social-democrata, mas, sobretudo, no amadurecimento político da sociedade.

O Brasil sempre foi estigmatizado, por personagens externos e internos, como um país em vias de desenvolvimento, mas politicamente instável e imaturo.

Talvez pareça isso uma verdade pejorativa, entretanto tal realidade lhe é tão apropriada e essencial que passa ser uma virtude do povo brasileiro: o fato de crescer ao seu tempo, amadurecer com os viés naturais do tempo e alcançar um estágio de maturidade consistente, que só tende a envelhecer com serenidade.

O povo brasileiro enquanto nação é um ser em profunda mutação e crítico da sua condição, fato que reverbera positivamente na acomodação dos estágios políticos sociais.

Saímos de uma realeza, através de um príncipe com alguns princípios nobres; conquistamos o iluminismo com intenções pessoais; encontramos o comunismo desorganizado prudentemente rechaçado pelo militarismo opressor; adentramos a democracia amedrontados conduzidos por um sentimento reformador; elegemos livre nosso líder, que logo após despusemos; muitos erros foram cometidos e demos espaço para a corja se infiltrar; as serpentes cresceram e viveram soltas entre nossos desejos; até o dia de o povo não mais querer, não desta forma; voltamos a organização da porra toda desorganizada.

Como um adolescente juvenil acreditamos que possamos reverter toda bagunça para algum sentido encaminhar em nossas vidas. Não é apenas uma crença é um amadurecimento.

Toda mudança requer crescimento, ainda que muitas coisas ainda possam acontecer. Somos tentativa e erro.

Entretanto, tudo tem seu sistema natural, o limite quântico de que todo sistema instável tem que perder energia para encontrar a estabilidade. A natureza de todas as coisas.

Nossa sociedade não é diferente. O caminho instável tende a se acomodar, sendo que as urnas do domingo próximo representam o movimento de todas as moléculas no sentido de se apaziguarem.

Inicialmente uma forte ruptura acontecerá, mas inevitável.

Quando se quebra a barreira do som, se ouve um enorme estrondo para somente depois nada ouvir.

O Brasil não segue um comando, segue a intuição de Deus.

Vote, no domingo, naquilo que acredita.